- Pedro Valls Feu Rosa - http://pedrovallsfeurosa.com.br -

Culpa das leis?

Dia desses, lendo uma publicação sobre o sistema legal norte-americano, deparei-me com uma relação de leis – ditas em pleno vigor – capazes de fazer corar qualquer estudante de ciências jurídicas.

Comecemos pelo Alabama, em cujo solo não é permitido jogar dominó aos domingos. No Alaska é proibido acordar um urso para tirar fotografias com ele. Em Tucson, no Arizona, mulheres não podem usar calça. No Arkansas os maridos são autorizados a bater em suas esposas – porém, apenas uma vez por mês.

Na California ratoeiras não podem ser utilizadas sem que o seu proprietário tenha obtido uma licença de caça. Em Hartford, Connecticut, cachorros não podem ser instruídos. Na Georgia os barbeiros não podem divulgar o preço de seus serviços. Em Miami, na Florida, é ilegal imitar um animal.

No Havaí – vejam só – é proibido aparecer em público vestindo apenas calção de banho. Em Idaho homens somente podem presentear mulheres com caixas de chocolate que pesem mais de 22,6 kg. No Estado de Illinois carros somente podem ser vendidos se tiverem volante de direção. Em South Bend, Indiana, macacos não podem fumar.

No Kansas é proibido servir torta de cereja aos domingos. No Kentucky uma lei estabelece que as pessoas devem tomar banho pelo menos uma vez por ano. Em Michigan os cabelos da esposa são propriedade de seus maridos. No Tennessee é proibido dormir e dirigir ao mesmo tempo. Em Utah os pássaros tem preferência nas rodovias. Em Wyoming as mulheres não podem permanecer a menos de 1,5 metro de um bar. Em Richmond, Virginia, é ilegal decidir no “cara ou coroa” quem pagará o cafezinho.

No Estado de Minnesota quem imitar Papai Noel será condenado a 30 dias de prisão. Em Nevada é proibido conduzir camelos em rodovias. Em Wisconsin o beijo é proibido a bordo de qualquer trem. Na Carolina do Sul quem for a uma igreja é obrigado a levar consigo sua arma. Em Oklahoma é proibido fazer careta para cachorros.

Pois é. Apesar disso, lá estão os Estados Unidos da América ocupando a posição de primeira economia do planeta, e de seu país mais poderoso, em contraste com tantos outros de tamanho similar. Por que será? Talvez a explicação maior esteja na sabedoria, já secular, de Disraeli: “quando os homens são puros, as leis são desnecessárias; quando são corruptos, as leis são inúteis”.