- Pedro Valls Feu Rosa - http://pedrovallsfeurosa.com.br -

Deu a louca nas pesquisas

Chocolate faz bem para a saúde – assim informou a conceituada “Associação Americana para o Avanço da Ciência”. Logo, coma chocolate – mas não o engula, pois o mesmo faz mal para a saúde, conforme advertiram pesquisadores da respeitada Universidade do Arizona!

Esta séria dúvida causou-lhe “stress”? Péssimo, pois, segundo o Hospital Universitário de Zurique, o “stress” faz mal para a saúde, apesar de ser benéfico à mesma, conforme atestou a “Heart and Stroke Foundation”, do Canadá.

Continua preocupado? Relaxe e adquira um animal de estimação – conforme anunciou o “Melbourne Institute of Applied Economic and Social Research”, eles fazem muito bem para a saúde, apesar de prejudicá-la, segundo a Universidade do Sul da Califórnia. Ou seja: compre um cachorrinho e mantenha-o dentro de sua casa, porém não tendo cachorro nenhum.

Viva a vida! Saboreie um gostoso café, que, conforme ensina a Associação Médica Americana, só traz vantagens para seu corpo, apesar de ser péssimo para a saúde, de acordo com os pesquisadores da Universidade Agrícola de Wageningem. Talvez a solução seja beber café, mas sem ingeri-lo.

Este texto está lhe trazendo dúvidas? Discuta-as com seu cônjuge (inclusive, casar é ótimo para a saúde, nos termos de pesquisa da Universidade de Chicago) ou companheiro (fez bem em não se casar: o matrimônio prejudica a saúde – vide pesquisa publicada no “Journal of Personality and Social Psychology”). Ou reflita sozinho – aliás, parabéns por estar sozinho, eis que estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard comprovou que a solidão é espetacular para a saúde, apesar de lhe ser maléfica, conforme advertiu a Federação Mundial do Coração.

Continua atormentado pela incerteza? Reúna sua família para discutir o tema – inclusive, de acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), ter família faz bem para a saúde. Porém, antes de reuni-los, lembre-se daquele estudo da Universidade de Bristol (Inglaterra) segundo o qual parentes podem prejudicar o estado do seu coração.

Se as dúvidas persistirem, reze! Busque uma saída na oração! A propósito, e segundo noticiou pesquisa da Universidade de Kentucky, rezar ajuda a proteger a saúde, apesar de causar doenças e reduzir a expectativa de vida, conforme constatou o Instituto Nacional de Pesquisas em Saúde, nos Estados Unidos.

Falando em “mundo espiritual”, seja menos materialista! Siga o conselho de estudo apresentado perante a Sociedade Americana de Microbiologia, no sentido de que o manuseio de dinheiro pode trazer doenças! Porém, não deixe de ter dinheiro, dado ser este um poderoso fator de melhoria da saúde, conforme concluíram cientistas da Universidade de Washington. Talvez o ideal seja ter dinheiro, mas não tocá-lo!

Você continua atormentado? Então afogue seu sofrimento em uma taça de vinho! Aliás, segundo a Escola de Medicina de Londres, o vinho tinto é excepcional para a saúde, dado fortalecer as veias e as artérias, apesar de ser extremamente tóxico para o fígado, conforme alertaram pesquisadores franceses.

Vá refrescar sua cabeça dando uma volta por aí – e de quebra ajude sua saúde, pois segundo estudo da Universidade de Harvard (EUA) as caminhadas são ótimas para a saúde, apesar de não garantirem benefício algum para ela, nos termos do que descobriram cientistas canadenses da Universidade de Alberta. Está na dúvida entre praticar ou não praticar esportes? Então siga a sugestão de pesquisadores da Cleveland Clinic Foundation, nos Estados Unidos: basta estar num ambiente silencioso, mentalizar que se faz exercício e ver os seus músculos crescerem!

Diante de tantas pesquisas, realizadas por instituições das mais sérias do mundo, dá para entender que sabemos muito pouco sobre os nossos próprios corpos. E é assim que, voltando muitos séculos no tempo, vemos o quão sábio foi o grego Hipócrates ao exclamar que “as forças naturais que se encontram dentro de nós são as que verdadeiramente curam nossas doenças”.