Ideia que poupa

Dia desses li que um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado – alguma coisa em torno de 1,3 bilhão de toneladas. Só na União Europeia, nada menos que 88 milhões de toneladas de alimentos próprios para consumo vão diretamente para o lixo. Enquanto isso, 800 milhões de semelhantes nossos vão para a cama com fome, todos os dias.

Nos EUA, 40% de toda a comida produzida são desperdiçadas, sob as vistas das 15,3 milhões de crianças que padecem da denominada “insegurança alimentar” – expressão elegante que quase sempre corresponde a “fome” mesmo.

Só na América Latina, os alimentos desperdiçados – algo em torno de 348 mil toneladas a cada dia – poderiam alimentar 37% da população faminta do planeta.

Todo este desperdício acontece após terem sido emitidas 3,3 bilhões de toneladas de gases, derivadas da utilização de nada menos que 25% do espaço destinado à agricultura no mundo, compondo um prejuízo anual estimado em US$ 750 milhões – eis aí o impacto para produzir os alimentos que jamais serão consumidos.

Os culpados por este horror são vários. Pesquisas diversas demonstraram que 28% dos alimentos se perdem durante a produção, 22% durante o manuseio e armazenamento, 6% no processamento, 17% no mercado e na distribuição, e, finalmente, 28% nas mãos dos consumidores.

Não há, assim, uma única solução. Há que se buscar uma vasta política, envolvendo até mesmo mudanças na mentalidade média de produtores, governantes e consumidores. Nesta seara, cada gesto conta – dos menores aos maiores.

É quando devemos aplaudir uma boa notícia que nos vem de Portugal e da Espanha. Os consumidores de lá ganharam, nas palavras do Jornal de Notícias, “um supermercado com produtos perto ou fora da data preferencial de consumo, mas com todas as condições de segurança e com descontos de até 70%”.

Esclareceu-se que a ideia “tem também como objetivo sensibilizar os consumidores para a questão dos prazos de validade dos produtos, porque ‘consumir até’ não é o mesmo que ‘consumir de preferência antes de’, dizem os responsáveis”.

Este supermercado, que vende seus produtos através do sítio eletrônico “www.goodafter.com”, garante a entrega, pelos Correios, em menos de 24 horas.

Eis aí, sem dúvida, uma boa ideia, digna das palavras de Keller: “toda pessoa é capaz de mudar o mundo”.

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